Coordenador : Vilma Aparecida da Silva Fonseca
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388632.2199.48450.20012023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense. Começaremos, para que a proposta seja viável com os alunos mais próximos: os que passam pelo Instituto Biomédico, as áreas de saúde. Com as redes sociais o alcance se torna mais abrangente para além dos muros da universidade, digamos que pelo menos regional.
Local de atuação: Laboratório de Psiquiatria Translacional e Espaço de Treinamento, Atendimento e Pesquisa Clinica (ESTAPEC)
Objetivo
1. Promover encontros de docentes para discussão de como abordar nossos alunos, considerando as demandas relativas a problemas de saúde mental na saúde de universitários. 2. Oferecer tratamento em grupo para distúrbios do sono e demais transtornos relacionados. 3. Envolver o maior número possível de alunos na autoavaliação do consumo de álcool, e sintomas de depressão e ansiedade. 4. Conscientizar através de instrumentos da OMS sobre hábitos de consumo de substâncias. 5. Oferecer tratamento sob demanda 6. Manter publicações semanais de videos pela plataforma TiKTok com medidas educacionais.
Resumo
Esse projeto ocorre de forma continua, e respeita as datas estabelecidas quando contemplado com bolsa de extensão. É desenvolvido com postagens no Instagram que visam esclarecer os alunos da UFF em questões de saúde, e em especial relacionadas ao sono e saúde mental. O NIX já tem tradição em sua existência e continuará dentro de sua proposta de melhorar a saúde dos alunos. Sua abordagem virtual permitiu o alcance de maior número de pessoas inclusive de fora dos dominios da Universidade. Mantém caixa de diálogo esclarecendo dúvidas individuais , a publicação semanal de videos educativos pela platafoma TIK TOK e fornece atendimento presencial individualizado e sob demanda.